Animais invertebrados

11/06/2011 23:28

 Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos). Embora algumas espécies possam causar prejuízos ao ser humano, inclusive em termos de saúde pública, muitas são benéficas, direta ou indiretamente. 


Os insetos 

Abelha 
Os insetos são animais invertebrados da classe Insecta, o maior e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda. 
Os insetos é o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só uns pequenos números de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espécies de 20 mil de gafanhotos, 170 mil de borboletas, 120 mil de moscas e mosquitos, 82 mil percevejos , 350 mil de besouros e 110 mil de abelhas, vespas e formigas. 
Todos nós já vimos uma abelha e sabemos que possui asas e voa. As abelhas se alimentam do néctar das flores, produzindo depois o mel, que é muito apreciado pelas pessoas na alimentação e até como remédio. Mas talvez você não saiba que a abelha é um inseto, como a pulga, a joaninha, a cigarra e muitos outros. 
Alguns insetos como as abelhas possuem asas; outros, como a pulga, não. Todos eles possuem 6 patas. 



Os aracnídeos 

Aranhas
 
Os aracnídeos são uma classe dos artrópodes que inclui, dentre outros, aranhas, carrapatos e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies.. 
De algumas espécies de aranha a gente tem que ter medo mesmo, pois são muito venenosas, como a aranha-marrom. Essa aranha é pequena e gosta de se esconder em coisas amontoadas: restos de construção, revistas, jornais, caixas. Devemos sempre limpar locais onde haja objetos amontoados, pois assim estaremos destruindo o ambiente propício para a reprodução da espécie. 
A pessoa que é picada pela aranha-marrom não sente nada no começo, só depois de algum tempo é que vai haver reação. Por esse motivo, deve-se procurar o médico imediatamente após a picada. 

 

—————

Voltar